Aos 2 (dois) dias do mês de junho de 1967, no município de Anitápolis, Estado de Santa Catarina, às 14:00 horas, no edifício da Prefeitura Municipal de Anitápolis, personalidades comunitárias reuniram-se em Assembleia Geral a fim de constituir uma sociedade cooperativa - Cooperativa de Eletrificação Rural de Anitápolis.
Tal feito foi necessário, pois as comunidades rurais na época careciam de infraestrutura, principalmente de energia elétrica. Desta forma, para suprir a necessidade membros da comunidade tomaram esta importante decisão.
A primeira Assembleia Geral de Constituição foi presidida pelo Sr. Padre Guido Stollenwerk, tendo como secretário o Sr. Sálvio Oening. Foi deliberado que sua sede seria no Município de Anitápolis, com o objetivo de produzir, transmitir e distribuir energia elétrica, para uso domiciliar e industrial, podendo, porém, ter por objetivo a transmissão e distribuição ou somente a distribuição.
Os membros que participaram de sua fundação foram: Sr. Padre Guido Stollenwerk (Diretor Presidente), Sr. Hamilton Ângelo Motta (Diretor Gerente), Sr. Sálvio Oening (Diretor Secretário), Sr. José Francisco Schmidt (Conselheiro), José Fernando Hermesmeyer (Conselheiro), Sr. Adalberto Locs (Conselho Fiscal), Sr. Lindolfo Beppler (Conselho Fiscal), Sr. Raul Thomas de Souza (Conselho Fiscal), Sr. Raimundo Luchtenberg (Conselho Fiscal - Suplente), Sr. Bertholdo Fernando Passig (Conselho Fiscal – Suplente) e Sr. Júlio Kulkanp (Conselho Fiscal - Suplente).
Com a regulamentação do setor elétrico, em meados de 1997, a CERAL – Anitápolis, através de sua direção e associados, decidiram tornar-se uma permissionária de distribuição de energia elétrica. Então, em agosto de 2008 foi assinado o contrato de prestação de serviços públicos junto ao Governo Federal, por meio de sua Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A CERAL – Anitápolis atende sua poligonal que abrange os Município de Anitápolis e Santa Rosa de Lima. Desde então a empresa é regulamentada e norteada pelas diretrizes da agência, se empenhando em fornecer um produto (energia elétrica) e serviços com qualidade, modicidade e continuidade.